A função da bexiga é armazenar a urina produzida pelos rins, até que ela seja eliminada. Assim como diversos órgãos do nosso corpo, ela também pode ser acometida por diversas doenças, como um tumor. O câncer de bexiga atinge as células que cobrem o órgão, podendo ser classificado de diferentes formas.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022, o número de novos casos de neoplasias de bexiga será de 7.590 em homens e de 3.050 em mulheres, o que corresponde a 7,23 casos novos a cada 100 mil homens e 2,80 para cada 100 mil mulheres.
Apesar do aumento no número de casos nos últimos anos, o avanço nos tratamentos é significativo, principalmente quando o tumor é diagnosticado precocemente. A possibilidade de cura depende de diversos fatores, como a extensão da doença, a idade do paciente e condições clínicas gerais.
Convido você, leitor, a acompanhar cinco fatos importantes sobre este tipo de câncer.
O tipo de câncer de bexiga depende das células que sofreram alterações, sendo as principais classificações:
Conforme os dados divulgados acima, podemos concluir que esse câncer acomete mais homens do que mulheres. Alguns dos fatores associados a esta estimativa podem ser o risco ocupacional, ou seja, homens expostos a compostos químicos no ambiente de trabalho, e o tabagismo, já que este é o principal fator de risco ao aparecimento do tumor.
Alguns fatores de risco aumentam a chance de desenvolver o câncer de bexiga, sendo os principais:
Conheça os principais sintomas de alerta que não devem ser ignorados. Vale frisar que estes sinais podem estar associados ao câncer de bexiga ou a outros problemas no aparelho urinário. São eles:
A detecção precoce é sempre a melhor estratégia, já que os índices de cura se elevam significativamente. Por isso, procurar um especialista no primeiro sinal de alerta faz toda a diferença.
Para os profissionais expostos a produtos químicos, utilizar equipamentos de proteção adequados é fundamental para a prevenção.
Ingerir bastante água (pelo menos 2 litros por dia no caso de adulto) é realmente importante para que você elimine pela urina substâncias nocivas que podem agredir a parede da bexiga.
Por fim, não fumar e apostar em uma alimentação equilibrada é importante para a prevenção de diversas doenças, como o câncer de bexiga.
Depois de ler até aqui, acha que este conteúdo pode ser relevante para alguém que você conhece? Compartilhe!