Qual é a relação entre os exercícios físicos e a prevenção do câncer de próstata?

Qual é a relação entre os exercícios físicos e a prevenção do câncer de próstata?

câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que essa é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos. Estima-se que um homem venha a óbito a cada 38 minutos em decorrência da doença.

Em contrapartida, quando diagnosticada em estágios iniciais, as taxas de cura chegam a 90%. Além disso, é possível prevenir as neoplasias prostáticas a partir de algumas ações, como a prática de atividades físicas.

Mas afinal, qual a relação entre as duas coisas? É justamente sobre isso que vou falar neste conteúdo. Acompanhe e saiba porque você precisa sair do sedentarismo (se este for o seu caso) e começar a mexer o seu corpo!

Qual a conexão entre a prática de atividades físicas e a prevenção do câncer de próstata?

Vários estudos sugerem que a prática regular de atividades físicas ajuda a prevenir o câncer de próstata. Porém, de que maneira isso acontece? Nesse caso, não é apenas o exercício que conta, mas a consequente perda de peso que ocorre com esse hábito.

Para ficar mais claro, já está comprovada a ligação entre a obesidade e a formação de tumores de próstatas agressivos. Isso sem contar que também há uma associação entre o ganho de peso e um risco aumentado de recidiva em homens já tratados da doença.

Os motivos para o excesso de gordura corporal levar à ocorrência deste e outros tipos de câncer são diversos. Um deles é a inflamação crônica do organismo, que pode agredir as células saudáveis e transformá-las em células precursoras do câncer.

Além disso, há um excesso de certos hormônios circulando no sangue, como o estrogênio, que também favorecem a multiplicação desordenada das células. Isso, por sua vez, pode levar à formação de tumores.

Qual a frequência ideal de exercícios para prevenir o câncer de próstata?

Para manter o peso e o organismo saudáveis, prevenindo as neoplasias de próstata e outras, o indicado é que sejam feitos pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana, o que equivale a 30 minutos de segunda a sexta-feira.

É importante ressaltar que este hábito ajuda não apenas os homens sem doença, mas também aqueles que foram diagnosticados com câncer de próstata, mas são acompanhados por vigilância ativa. Essa conduta consiste num monitoramento rigoroso da evolução dos tumores de baixo risco antes de realizar cirurgia e outros protocolos de tratamento.

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, avaliou o impacto do treinamento de alta intensidade (HIIT) em pacientes com câncer de próstata que estavam em vigilância ativa.

Metade deles foram inseridos em um programa de HIIT três vezes por semana, com sessões de treino na esteira atingindo uma frequência cardíaca bem alta, em torno de 85% a 95% do consumo máximo de oxigênio. Os participantes foram avaliados durante 12 semanas.

Como resultados, além da melhora da capacidade cardiorrespiratória, o grupo que fez o treinamento de alta intensidade teve níveis menores do antígeno prostático específico (PSA), bem como uma menor taxa de um marcador de proliferação celular do tumor.

Apesar de ter sido uma avaliação de apenas três meses, o que requer mais pesquisas, foi possível ter uma ideia de como as atividades físicas contribuem para a prevenção e controle da doença.

Espero que este conteúdo tenha te mostrado a importância de começar a praticar exercícios físicos com regularidade. Lembre-se: a partir dos 50 anos de idade, todos os homens devem realizar anualmente consultas urológicas de rotina e exames como o toque retal e PSA.

Se você gostou do artigo, confira agora o que traz aspectos gerais sobre o câncer de próstata!