Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. A próstata é uma glândula de tamanho similar a uma noz, que faz parte do aparelho reprodutor masculino, sendo responsável pela produção de parte do sêmen (esperma).

Os tumores malignos prostáticos se desenvolvem, principalmente, na faixa etária acima dos 50 anos, porém mais da metade dos casos ocorre em homens com 65 anos ou mais. A maior parte destas neoplasias progride lentamente ao longo de anos, por vezes décadas, de modo com que muitos pacientes convivem com a doença por muito tempo antes de apresentar sintomas.

Por outro lado, parte deles apresenta doença agressiva com rápida progressão e surgimento relativamente precoce. Por esse motivo, a detecção precoce é fundamental.

Os principais fatores de risco são idade avançada, histórico familiar em parentes de primeiro grau, presença de síndromes genéticas como a BRCA1 e BRCA2, obesidade, etnia negra e dieta rica em gorduras e pobre em fibras, frutas e vegetais.

O sucesso do tratamento e os índices de cura, especialmente dos subtipos mais agressivos, dependem do diagnóstico nas fases iniciais, que pode ser realizado por meio de exames de rastreamento. Os principais são o toque retal e a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue. Diante de suspeitas detectadas pelos exames, o paciente é submetido à biopsia de próstata por agulha.

Conforme o estágio da doença e outros fatores, as principais opções de tratamento para o câncer de próstata podem incluir vigilância ativa, cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e quimioterapia.