Câncer de próstata: o que você precisa saber

Men's health disease, on prostate cancer or mental illness concept with male patient having consultation with doctor or psychiatrist working on diagnostic examination in medical clinic or hospital

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam 65.840 novos casos da doença no Brasil para cada ano do triênio 2020-2022. A idade com maior incidência é acima dos 65 anos (75% dos diagnósticos).

Apesar da detecção ser simples, além de haver boas as perspectivas para o tratamento, muitos homens acabam negligenciando sua saúde ao deixar realizar consultas e exames de rotina, muitas vezes por preconceito com o exame do toque retal, que pode detectar a doença.

Porém, se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem mais de 90% de chances de cura. Pensando isso, neste post trago informações importantes, de forma a conscientizar o maior número possível de homens a respeito desta neoplasia.

O que é a próstata e qual a sua função

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor do homem, com tamanho variado conforme a idade. Essa glândula produz o líquido prostático que, misturado ao líquido seminal, formam 90% do sêmen. Juntos, eles têm a atribuição de nutrir, proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides.

Fatores de risco para o câncer de próstata

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento desse tumor. Veja quais são eles:

• Idade – a incidência aumenta em homens após os 50 anos de idade;
  • Histórico familiar – pai, irmão ou avô que desenvolveram o câncer antes dos 60 anos;
  • Síndromes genéticas – mutações como as dos genes BRCA1 e BRCA2 elevam as chances de os homens terem neoplasias prostáticas;
  • Sobrepeso ou obesidade – assim como é um fator de risco também para diversos outros tipos de câncer.

Além desses fatores, existem hábitos de vida que podem aumentar os riscos de desenvolvimento não só do câncer de próstata, mas de diversos outros também. São eles: má alimentação, sedentarismo, tabagismo e excesso de bebida alcoólica.

Principais sintomas

Assim como outros tipos de tumores, na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Quando apresenta, os mais comuns são:

• Dificuldade de urinar;
  • Necessidade em urinar mais vezes durante o dia;
  • Sensação de ardor ou dor ao urinar;
  • Sangue na urina ou no esperma;
  • Dificuldade de iniciar a micção ou de parar.

Se o tumor estiver em sua fase mais avançada, o paciente pode sentir dor óssea, ter infecções generalizadas ou insuficiência renal.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico precoce do câncer de próstata faz toda diferença, pois como disse acima, descobrir o tumor em sua fase inicial aumenta as taxas de cura para até 90%.

O exame investigativo costuma ser um tabu para os homens, já que consiste no toque retal, o qual identifica alterações na glândula. Também é feito exame de PSA – Antígeno Prostático Específico no sangue. Se forem encontradas alterações, podem ser solicitados exames complementares, como a ressonância. Por fim, para as lesões suspeitas, é indicada uma biópsia.

O rastreamento deve iniciar a partir dos 50 anos de idade, e aos, 40 anos, quando existe histórico familiar de câncer de próstata. Além disso, ao terem sintomas como os citados, é imprescindível procurar um urologista.

Tratamento do câncer de próstata

O tratamento depende do estágio da doença e condições clínicas do paciente. Se o tumor se manteve apenas na próstata e não se espalhou para outros órgãos, pode ser recomendado vigilância ativa, além de cirurgia e radioterapia, isolados ou combinados.

Já em caso de metástase, quando o tumor já se espalhou para outros órgãos, o intuito do tratamento é paliativo, visando o controle da doença e não a cura propriamente dita. Neste momento as opções terapêuticas principais envolvem a quimitoerapia e terapias hormonais, a serem prescritas por um oncologisgta clínico.

É muito importante ressaltar que o tratamento do câncer de próstata é multidisciplinar, e deve envolver a participação do cirurgião (urologista ou cirurgião oncológico), do radioterapeuta e do oncologista clínico na discussão de cada caso para definição  da melhor estratégia terapêutica.

Estas são algumas informações sobre o câncer de próstata que todo homem deve saber. Por isso, compartilhe em suas redes sociais para conscientizá-los!